Christina Camargo – Astróloga

Aquário

Última Atualização:  21/ 1/ 2024

.

.

Apresentação - Aquário       SIGNO  DE  AQUÁRIO  (O Aguadeiro)  (21 de janeiro a 19 de fevereiro, aproximadamente) 

.

.

Signo de elemento ar, fixo, polaridade positiva, masculino, yang, ativo. Temperamento sanguíneo. Representa o Ser que já conquistou os seus objetivos pessoais e materiais, que desenvolveu em Capricórnio, o signo anterior.  Agora, caminha rumo a dedicar-se aos seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Sente-se bem integrado ao Universo e desta forma, quer ser mais útil às organizações sociais de um modo geral. Deste nativo, é o de independência para ver quebrados todos os limites que são impostos pela sociedade.  É revolucionário e idealista por excelência, já que luta pelos valores humanitários.  É impessoal, racional, lógico, mas também autoritário. É possuidor de uma boa intuição. Tem preferência por tudo que é inovador, incomum, irreverente, progressista e científico. Gosta de estar em contato com amigos, procurando sempre ajudá-los quando necessário. O bem social é o que o mantém em plena atividade.  Em geral, não possui estrutura emocional adequada para superar a diversidade de situações e compromissos, que assume, podendo facilmente entrar em colapso. Geralmente, esta sua inflexibilidade pode levá-lo a problemas diversos. Canela, barriga da perna, tornozelo, sistema circulatório e sistema nervoso, são áreas regidas por este signo e que são muito sensíveis. Em casos de problemas de saúde, elas serão as mais atingidas. O seu nervosismo e impaciência também são constantes. Geram além de problemas de hipertensão, ainda a insônia, acidentes diversos, as inquietudes física e mental. Logicamente é o tipo de pessoa que tem episódios de estafa, stress, causados pela intensa ansiedade que possui. Podemos dizer que este seu dinamismo excessivo, pode lhe prejudicar demais. Ritmo biológico instável. Atenção com o coração.

.

.

Mitos Referentes: O  RAPTO  DE  GANIMEDES  E  PROMETEU  ACORRENTADO

.

Mitos I

.

GANIMEDES: O príncipe de Tróia, Ganímedes  que segundo a mitologia, filho do rei Trós e da rainha Calírroe, certo dia passeava pelo monte Ida.  Zeus vendo-o cuidando do rebanho encantou-se por ele, quando então se disfarçando em uma águia gigante raptou o jovem, levando-o ao Templo dos Deuses, no Olimpo, tornando-o um imortal. Lá então, por determinação de Zeus transformou o jovem em um aguadeiro, um empregado especial, o servidor dos deuses, o portador da taça, cuja atribuição seria ofertar a eles um néctar ou elixir da vida em seus banquetes, onde esses deuses também se alimentavam de ambrosia. A água tem conexão com a fonte da vida e é o símbolo do Aguadeiro ou aquele  que a despeja  para todos os que dela necessitam. É também o símbolo do homem cósmico que derrama um líquido para que todos no universo possam recebê-lo.

.

Ganimedes era muito admirado e querido pelos deuses. Possuidor também de muita bondade, sensibilidade e solidariedade, desejou ajudar as pessoas da Terra. Pediu então a Zeus para realizar a tarefa de enviar água às pessoas do Planeta. Porém ele percebeu que não poderia enviar uma grande quantidade dela por ser perigoso. Resolveu  assim envia-la em forma de chuva. Para muitos é conhecido então, como deus da chuva.

.

O néctar que jorra da ânfora de Aquário lembra uma promessa de Zeus que diz: “Aquele mortal que beber da ânfora de Ganimedes poderá sentar-se ao lado dos deuses”.

.

Por outro lado, Zeus depois de enviar muitos presentes ao pai de Ganimedes, Trós  ainda sentia muitas saudades de seu filho. Assim, Zeus colocou Ganimedes no céu em forma de Constelação a de Aquário, para que o seu pai  pudesse vê-lo todas as noites.

.

PROMETEU: Faz parte da segunda geração a união dos Titãs, Jápeto  e Clímene, dos quais nasceram Prometeu e seu irmão Epimeteu. Era um deus da terra, que tinha como dom a profecia. Foi aluno de Athena, deusa da sabedoria, com quem adquiriu conhecimentos sobre arquitetura, astronomia e navegação. Para retribuir, ensinava tudo o que sabia aos homens. Com auxílio de sua mestra, Prometeu roubou o fogo sagrado do deus Sol Apolo e deu aos homens, para fazê-los superiores aos animais.  Por divulgar segredos divinos para a humanidade, recebeu uma punição de Zeus, temendo que os mortais ficassem tão poderosos quanto os próprios deuses. Zeus furioso resolveu privar os homens do fogo do conhecimento, sabedoria e do poder mental.  Por isso, como vingança, pediu ao ferreiro Hefesto que criasse uma mulher de barro, dando-lhe vida e o nome de Pandora para dá-la de presente a Epimeteu, que não a aceitou, segundo orientação do irmão. Zeus então puniu Prometeu com um castigo de 30.000 anos e que fosse acorrentado pelo ferreiro no cume da  montanha Cáucaso, onde diariamente uma águia comia seu fígado. Como ele era imortal, o fígado se reconstituía e a águia o comia novamente, reiniciando o ciclo. Para que o jovem fosse libertado, o rei do Olimpo determinou deveria ser trocado por outro ser imortal, além de lhe ensinar o único poder que ainda não tinha, que era o de prever o futuro.  E assim aconteceu.  Hércules que, havia concluído os seus Doze Trabalhos,  apresentou o Centauro Quíron  que se deixou acorrentar no Cáucaso. Como Quíron havia sido atingido por uma flecha, e seu ferimento não tinha cura, ele estava condenado a sofrer eternamente dores lancinantes. Assim, substituindo Prometeu, Zeus lhe permitiu se tornar mortal e perecer serenamente. Este mito foi transformado em tragédia pelo poeta grego Ésquilo, no século V a.C, intitulada Prometeu Acorrentado.

.

Essas capacidades em que podemos notar nos mitos tanto de Ganimedes como em Prometeu, verificamos também nos atributos do Signo de Aquário. A solidariedade, a busca de novos conhecimentos incluindo as ciências, o desenvolvimento do poder mental, a razão, a consciência, que são indispensáveis para as conquistas de novos horizontes visando o bem do grupo, da coletividade, da humanidade.

.

.

Glifo do Signo: glifo_aquario – Ondas de água ou eletricidade.

.

.

POEMA  DE  AQUÁRIO

Abertas por Capricórnio

Outras dimensões do portal

Eis que apareço, Aquário

Undécimo signo zodiacal

A despejar de meu cântaro

O amor de feição universal.

 

Sou regido por Urano

Planeta imenso, gigante

Tipo excêntrico, singular

Projeta o mundo avante

Simboliza amanhã, o futuro

Tudo que é novo, mutante.

 

Com Gêmeos e Libra

Formo a trilogia aérea

Gêmeos é o vento veloz

Libra é a brisa etérea

Eu sou o furacão radical

Desmancho toda matéria.

 

Sou o signo da amizade

No plano do Universal

Procuro unir raças, povos

Em um abraço fraternal

Para mim, a paz no mundo

É questão fundamental.

 

Minha força de expansão

Engendra a modernidade

Pois, de Urano eu herdei

O gosto pela fraternidade

Associada aos ideais

De liberdade e igualdade.

 

De Prometeu, herói titã

Tenho como espelho, o mito

Ao roubar o fogo sagrado

Transgredindo o interdito

Prá aliviar a dor do homem

A posse do fogo bendito.

 

Dia a verdade Mitológica

Que Prometeu, muito penou

Foi castigado pelos deuses

Pois, de sua voz discordou

Assim, sou eu, aquariano

Que calado, nunca estou.

 

Arquiteto a revolução

Por uma causa bem nobre

Luto pela ascensão

Do miserável, do pobre

Cultivo o compartilhar

Do pão, do leite e cobre.

 

Me vêem como rebelde

Excêntrico, intempestivo

Chocando velhas estruturas

Com o meu semblante altivo

Mas, o que me ocorre, deveras

É ver antes de todo ser vivo.

 

Tenho fama de visionário

Do zodíaco, grande profeta

Possuo uma mente aguçada

Que trabalha vendo a meta

Vivo cem anos à frente

O que me torna uma asceta.

 

Tenho um espírito analítico

Centrado na investigação

Vivo a desenvolver projetos

Que conduzam à criação

Prá incentivar o progresso

No rumo da civilização.

 

Apesar de ser um amante

Do mundo pleno, integral

Sou também muito cioso

Do meu espaço individual

Não deixo o povo entrar

Na minha esfera pessoal.

 

Primo pela liberdade

Como homem aquariano

Mantenho um alto controle

Do meu sentimento humano

Escondo minhas emoções

Como se fosse chão plano.

 

Como mulher de Aquário

Sou uma delícia social

Cheia de graça e espírito

Dona de uma ética moral

Sou das belas do zodíaco

Porém, não faço o tipo fatal.

 

 

No jogo da alteridade

Como pares de oposição

Componho o quinto eixo

Com o signo de fogo, Leão

Juntos formamos a lei

Da fraternal irradiação.

 

Tenho como dificuldade

Viver o amor pessoal

No mundo público, amigo

No mundo privado, boçal

Mas, ao superar o conflito

Mostro um ser fenomenal.

 

 Astrologia de Cordel, “Os Doze Signos” de Maria Guadalupe Segunda  

.

.

.

Oficina Astrológica. Todos os direitos reservados 2006 - 2024.